terça-feira, 15 de setembro de 2009

Objeto Físico

Senti muita dificuldade pra idealizar meu objeto. Na primeira pré entrega tinha levado um projeto que me levaria a uma caixa, mas como descobri que essa não era a proposta resolvi por tudo de lado e recomeçar.
No novo projeto eu pensei em algo com um formato cilindrico, que tivesse bastante mobilidade e uma boa variedade de cores, para que pudesse ilustrar a parte do livro que fala sobre a flexibilidade dos ambientes.
Na tentativa de colocar a idéia em prática surgiram alguns obstáculos. Para preencher o meu cilindro plástico eu, inicialmente, usei bolinhas de gel. Elas tinham as cores e tamanho ideal, porem, o plástico que usei nao colou bem, e tive que custura-lo. Isso criou pequenos furos que fizeram com que a agua que as bolinhas de gel liberavam com o tempo vazasse, causando uma bagunça nada agradável. Outro problema encontrado foi o fato das bolinhas terem pesado demais, e a estrutura não conseguir ficar de pé.
Para resolver o problema da água, troquei o conteúdo por papel colorido, para que garantisse a intenção de algo mais abstrato e irregular. Já para a estrutura ficar de pé, montei um suporte com tubos de pvc. e, seguindo com a idéia de irregularidade, revesti-o com papel celofane.
Com pedaços de arame quem está interagindo com o objeto criado pode colocar o cilindro de várias alturas e fazer com que ele fique com formas bem variadas. O fato dele ter a possiblidade de interação realça também a parte do livro que trata da troca entre espaço e morador.

Apesar de todos os percausos, a experiência de criação foi bem construtiva, e fez com que eu me atentasse melhor as lições de Hertzberger do que só com a leitura.

Amanha postarei fotos dos materiais, peças e objeto final. As que tirei agora ficaram péssimas por causa do flash!

Nenhum comentário:

Postar um comentário