domingo, 27 de setembro de 2009

Inhotim

Ao contrário da maioria dos meus colegas o que me chamou mais a atençao no lugar foi o paisagismo. São varios hectares muitissimo bem cuidados com cada parte bem planejada. O resultado ficou realmente lindo.

As obras me encantaram pela sua variedade. Algumas exploram os sons, outras as imagens, outras até as sensações, o que para mim é muito dificil. Em geral, gosto de obras simples que conseguem me surpreender pelo que causam em mim e que te prendem para tentar desvenda-las, como por exemplo o iglu, a sala de aspecto chuvosa, swoon e a arquitetura da galeria Adriana Varejao, que para mim é uma verdadeira obra de arte.

Escolhi como preferida a obra Nave Deusa, de Ernesto Neto. Como o próprio site de Inhotim diz "elas criam uma nova arquitetura dentro daquela pré-existente". O que me prendeu a essa obra foi o livro de Herman Hertzberger, que abriu meus olhos para algumas coisas. A obra é uma mistura entre o conceito de publico e privado, já que apesar do tecido fino, não é possível definir com clareza o que está la dentro. O fato dela ocupar toda a sala e não ter um limite, ja que enquanto caminhamos nos desviamos de suas partes, dá a ela um aspecto de grandeza. A estrutura da obra é muito bem trabalhada, e me causou a impressao de apesar de disforme ser muito segura e acolhedora. A impressão que tive era que lá dentro o ambiente´é calmo e sereno.
Na pesquisa sobre o autor descobri que Nave Deusa é uma ilustração típica de seu estilo. que é marcado por utilização de tecidos e exploraçao dos conceitos de tensão, força e equilibrio.
Outras obras interessantes dele sao 'acontece na fricção dos corpos', que é um aspecto macro de algo que conseguimos imaginar em pequena escala facilmente e 'Leviatã Thot' que brinca com a gravidade e chegou a ser exposta no Panthéon de Paris.






Nenhum comentário:

Postar um comentário